Artigos,  Editorial

8 - 12 minutes readTRADUÇÃO: Como vai o reboot de Xena? – Por Javier Grillo-Marxuach

Reader Mode Text to speech

Post publicado no Tumbler de Javier Grillo-Marxuach

tumblr_inline_o36fpmsZu11qel57f_1280

Me perguntam muito como vai o projeto, o que é INCRÍVEL e me deixa muito grato.

Sério, a amizade e apoio que eu tenho recebido da comunidade xenite tem sido incrível, e eu fiquei agradavelmente surpreso que muitos para quem o reboot não era exatamente um sonho, ou pelo que foi lutado, se não abraçaram as novidades, pelo menos mostraram a boa vontade de manter a mente aberta. Eu não poderia pedir mais, e realmente agradeço.

O que quero dizer quando falo isso é que eu sei que não se pode agradar a todos o tempo todo, mas a minha missão é fazer todos os xenites acreditarem e ganhar o fandom.

Para que eu me certifique de dar a melhor qualidade de informações possíveis, aqui estão alguns fatos, alguns FAQs e uma linha temporal:

FATO: Nesse momento, isso é uma encomenda de roteiro. O que significa que não recebemos aval pra filmar ainda, mas que eu tenho que escrever um script.

Então não veremos a série tão cedo?

FATO: Tristemente, não. Nesse momento se trata de produzir um roteiro que convença a rede NBC a :

a. Nos deixar gravar o piloto pra ver se eles querem fazer a série, ou;
b. Nos dar o aval pra fazer a série já de início.

FATO: Essa versão de Xena não será uma série regular de outono, mas mais como um evento limitado, que vai ao ar fora da temporada de outono.

Nós gostaríamos de ter entre 8 e 13 episódios e pretendemos contar uma história serializada.

Nota da tradutora: A série antiga era model “stand alone”, ou seja, episódios mais centralizados numa história individual. Isso se devia à distribuição estilo Syndication, porque os canais às vezes precisavam trocar episódios de ordem ou pular (sim, aquilo que a gente odeia), porque cada canal tinha programações e necessidades diferentes.

FATO: Por não estarmos produzindo ainda, não temos:

a. Um diretor de elenco – ou planos para o elenco até que tenhamos o aval de produção.

b.cargos pra escritores, diretores, assistentes ou qualquer tipo de equipe.

FATO: Já três entidades envolvidas nisso, com adição de eu mesmo, nesse momento. 1. Rob Tapert, Sam Raimi & Companhia, 2. NBC International Studios e 3. NBC Network.

Todos estamos trabalhando juntos no projeto, mas o modo como corre é que eu resolvo as coisas com Tapert e cia e então tudo é aprovado pela NBC Studios e finalmente, pela Network.

FATO: A Network é quem toma a decisão de fazer ou não o piloto ou de ir direto pra série.

FAQ: VOCÊ É FÃ DA ORIGINAL?

Eu sou! Eu assisti a série desde que foi ao ar nos anos 90.

FAQ: PORQUE LUCY LAWLESS E RENEE O’CONNOR NÃO ESTÃO REPRISANDO SEUS PAPÉIS COMO XENA E GABRIELLE?

Ok. quando eu entrei no projeto, estava claro pra mim que os produtores queriam um reboot com um novo elenco, ou, como o The Hollywood Reporter afirmou ano passado, meses antes de eu ter sido considerado pro trabalho:

“Fontes nos dizem que que a Xena moderna teria que ter o carisma e charme de Lawless e a inteligência de Katniss, os produtores estão procurando por uma heroína sofisticada e esperta para a nova geração. A série em potencial está sendo prevista pra 2016”.

FAQ: ENTÃO VOCÊ QUER QUE XENA SEJA KATNISS EVERDEEN? WTF?

Não. Eu quero que Xena seja Xena. Mas eu ficaria feliz se o reboot fizesse as pessoas que amam Katniss e não conhecem Xena, se juntassem a nós.

As pessoas na indústria de cinema e tv usam linguagem assi o tempo todo porque ajuda a delimitar os objetivos e prover diretrizes compreensíveis para escritores como eu. O que eles querem dizer é ” Nós queremos uma série com uma heroína de ação complexa que tenha tanto sucesso quanto Hunger Games” e não “Vamos transformar Xena em Katniss”.

FAQ: PERAÍ, VOCÊ FOI ATRÁS DESSE EMPREGO SABENDO QUE ROC E LL NÃO ESTARIAM ENVOLVIDAS?

Bom, sim.

Digo, se eles quisessem o elenco original, eu estaria interessado em escrever, mas francamente, há montes de escritores que teriam escrito aquela série muito melhor que eu (como os originais).

O que tornou essa missão interessante pra mim é que através dos anos eu criei heroínas poderosas como Wendy Watson de Middleman e trabalhei em shows como The 100 e sinto um desejo genuíno de fazer tudo que eu puder pra aumentar a representação dos personagens femininos na área da ação, aventura e sci-fi, e também, minha filhinha, Indra, nasceu ano passado e eu quero que ela tenha modelos a seguir.

FAQ: AH CLARO. MAS NINGUÉM NEM MESMO PERGUNTOU A LL E ROC SE ELAS QUERIAM ESTAR ENVOLVIDAS?

Eu não me encontrei nem mesmo falei com elas. Como eu disse, já tinha passado deste estágio quando eu me juntei ao grupo. Se alguém perguntou…bom, meu produtor, Robert Tapert, que me trouxe pra esse emprego e criou Xeja, é casado com Lucy Lawless. Eu não posso falar por eles, mas eu acho que isso deve ter sido discutido.

FAQ: VOCÊ NÃO ACHA QUE É UM INSULTO AOS FÃS LEAIS QUE LUTARAM POR 20 ANOS PRA QUE XENA REVIVESSE, VIR AGORA E ESCREVER UM REBOOT?

Eu não posso controlar as coisas, mas tem duas coisas que eu tenho que esclarecer:

1. quando eu digo que não usaremos as atrizes originais, é meramente uma afirmação de como as coisas são, e não um insulto intencional a ninguém. Como alguém que passou a adolescência nos anos 80 aguentando muita merda vinda dos outros por passar os fins de semana inteiros nos porões de lojas de livros usados procurando por livros do James Blish de Star Trek, a última coisa que eu faria é insultar o fandom de alguém.

2. Já que a decisão nunca foi minha pra começar, a questão se tornou: Eu posso fazer algo positivo pra acrescentar ao universo de Xena? A resposta pra mim é SIM – Eu sinto que posso e espero que você veja o produto final.

Também, eu quero que Xena tenha sucesso, e a questão se torna “É algo que pode acontecer apenas com o elenco original?” Ou seja pode se tornar um personagem como James Bond, Diana Prince, Supergirl, The Doctor ou James Kirk?

Aqui minha definição de sucesso nesse projeto é que os parâmetros que me deram – Xena se tornar tão popular que daqui a 50 anos, pessoas perguntem “Quem foi sua Xena”, do mesmo modo que perguntam hoje “Quem foi seu James Bond?” ou “Quem foi seu Doctor?”

FAQ: VOCÊ SE OPÕE AO ELENCO ORIGINAL? VOCÊ ESTÁ ATIVAMENTE BRIGANDO COM OS FÃS DE UM REVIVAL DE XENA?

Eu não estou brigando com ninguém, eu sou um bardo, não um guerreiro.

Até onde me diz respeito, o mundo precisa de toda Xena que conseguir ter. Mas eu não sou o cara encarregado se fazer um filme de Xena. Não é pra isso que eu fui contratado.

Minha esperança pra esses fãs que querem o elenco original é que consigamos fazer Xena ter tanto sucesso que se torne atrativo a eles fazer tudo de Xena que puderem, incluindo revivê-la.

FAQ: ENTÃO PORQUE NÃO COLOCAR LL E ROC A SÉRIE PASSANDO A TOCHA NO PRIMEIRO EPISÓDIO, OU TER ELAS COMO PAPÉIS SURPRESA?

Há duas razões pra isso:

1. O pedido dos produtores é um reboot. Eu aceitei o emprego e concordei que precisamos de um novo visual e sentimento pra série.

2. Honestamente, eu acho que por mais bem intencionado que pudesse ser, isso não agradaria ninguém. Eu tive uma reação muito negativa com o uso de Nimoy nos reboots de Star Trek, por exemplo. Mesmo vocês não encontrando um fã maior dele do que eu. Porque isso me tirou da narrativa e me deu a sensação que eu estava assistindo algo irreal, que de algum modo, o novo elenco e personagens ainda estavam subordinados ao antigo. NÃO funcionou.

Agora, isso é apenas a minha estética pessoal. Mas pra mim, aquela escolha realmente prejudicou o novo universo em muitos modos.

FAQ: ENTÃO VOCÊ NUNCA USARIA ROC E LL NA SUA SÉRIE?

Não, não imediatamente. Se encontramos um jeito de trazê-las e fizer sentido, se parecer digno, e realmente criar algo interessante, eu não me oponho.

Na verdade, eu apenas presumo que se o show decolar, alguém fará isso eventualmente, ou por próprio desejo criativo, ou por um pedido da corporação (como alguém que viu “The Three Doctors”, “The Five Doctos” ou “the Day of the Doctor” te dirá).

FAQ: MAS VOCÊ NÃO SENTE QUE É UM PRECONCEITO COM IDADE NÃO USAR LL E ROCK QUANDO DUCHOVNY E ANDERSON AINDA CONSEGUIRAM SER MULDER E SCULLY? PORQUE VOCÊ ESTÁ SENDO TÃO PRECONCEITUOSO?

Antes de tudo, eu abertamente desafio alguém a achar uma defesa de preconceito com idade em qualquer coisa que eu disse na minha carreira inteira..

Como um viciado em Social Media, blogueiro, ensaísta, e entrevistado frequentemente, minhas palavras estão espalhadas em todo lugar. Se você acha que eu penso que LL e ROC não são “jovens o suficiente” ou “gostosas o suficiente” pra reprisarem seus papéis, eu te desafio, te desafio duplamente, a encontrar qualquer coisa que eu tenha dito ou feito pra apoiar sua afirmação.

No fim de tudo, há centenas de horas de Xena Original lá fora, o show clássico tem seu próprio visual, tom, sensação e estilo, e francamente, eu acho que é perfeito do jeito que é. O que tentamos fazer aqui é trazê-lo de volta de um jeito que atraia novos fãs e agrade os antigos, e eu sinto que precisamos de espaço pra criar nosso próprio mundo na nossa própria tela antes. Eu sei que não é a resposta que vocês querem, mas é a que tenho.

Então deixe-me dizer de uma vez por todas: Eu adoro LL e ROC, eu embarco nesse projeto sabendo que eu estaria à sombra delas e por isso, respeito e admiro o que elas conseguiram.

FAQ: VOCÊ NÃO SENTE QUE OS FÃS PRECISAM DE UM ENCERRAMENTO DA SÉRIE ORIGINAL?

Como eu disse anteriormente, não estava na minha descrição de emprego. E eu nem mesmo era o showrunner de Xena quando essas decisões foram tomadas.

FAQ: ÓTIMO, QUE SEJA, ENTÃO ELA VAI SER A KATNISS E É ISSO. ISSO VAI SE PASSAR NO FUTURO? NO PÓS APOCALIPSE? O QUE MAIS? NÃO VAI TER CHAKRAM? NEM CAJADO?

O que eu sou? Um monstro? Claro que vai se passar na Grécia Antiga.

Claro que vai ter chakram e cajado.

Claro que seja será uma ex-senhora da guerra na estrada pra redenção.

claro que Gabrielle começa como uma jovem inocente com uma bússola moral ferrenha e desejo de ser uma barda.

Olha, eu sei que Jem and the Holograms foi uma experiência traumática pra todos nós. Assim como X-Men 3 o Confronto final. Mas vocês tem que ter alguma fé na humanidade!

CERTO. Então quando teremos essa nova Xena?

LINHA TEMPORAL PARCIAL:

1. Eu me encontrei com Robert Tapert e convenci ele que eu sou o cara pra escrever com ele. CONQUISTA DESBLOQUEADA em 15 de Setembro de 2015.

2. Nós trabalhamos juntos num discurso pra levar até a NBC International. CONQUISTA DESBLOQUEADA em Outubro de 2015.

3. NBC International ouve nosso discurso e concorda que ele presta. Eles dão seu retorno, nós lidamos com esse retorno e finalizamos a premissa e levamos pra NBC Network. CONQUISTA DESBLOQUEADA em Novembro de 2015.

5. Eu escrevo uma história detalhada baseada na premissa e trabalho com Tapert e cia para garantir que que o esboço esteja ok. CONQUISTA DESBLOQUEADA em Janeiro de 2016.

6. NBC Universal concorda com nosso esboço e dá seu feedback. Nós lidamos com ele. CONQUISTA DESBLOQUEADA em Fevereiro de 2016.

7. Nós enviamos o esboço para a Network. CONQUISTA DESBLOQUEADA HOJE!!!!

OS PRÓXIMOS NÍVEIS

8. A Network dá o feedback e nos encaixamos a ele.

9. NBC Network aprova o esboço e me manda escrever o roteiro.

10. eu escrevo o roteiro.

11. Tapert e CIA leem o roteiro, dão o feedback, eu lido com ele, eles concordam que o resultado serve, o roteiro vai pra NBC International.

12. O Studio dá feedback, eu trabalho em cima dele, eles concordam com o roteiro e aprovam ele pra ir pra network.

13. A Network dá o feedback, trabalhamos em cima dele com Tapert e Cia e NBC International Studios.

14. A Network concorda que o script serve, corrige ele, manda pro piloto ou encomenda a série direto.

Dependendo disso, nosso procesos se torna um jardim de bifurcações. Então vamos nos ater a esses 14 passos por enquanto, e quando subirmos de nível, eu conto pra vocês.

Battle On Xenites!

Fonte: http://okbjgm.tumblr.com/post/140051884361/hows-that-xena-reboot-going-updated

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *