Girl Power

6 - 8 minutes readTal pai, tal filha

Reader Mode Text to speech

GIRL POWER – n. 28

Filha, Esposa e Mãe – O Amor Incondicional de uma Girl Power

 

Texto e Imagens: Rodrigo A. Silva

Email: [email protected]

Revisão: Alessandro Chmiel

 

Dedicado a duas mulheres especiais: minha mãe, que se apaixonou à primeira vista pelo Zorro quando fomos ao cinema assistir ao filme The Legend of Zorro em 2005; e a Camila Conceição (Chapo), minha amiga Xenite que, assim como Elena, consegue manifestar a força, a habilidade e a coragem de uma verdadeira guerreira sem perder a feminilidade, a beleza e a sensibilidade. 

 

Aqueles que já tiveram a oportunidade de assistir aos filmes The Mask of Zorro (1998) e sua sequência The Legend of Zorro (2005) concordarão comigo quanto à escolha dessa personagem como tema para a Girl Power do mês de setembro. Quanto aos demais, espero que o meu artigo possa inspirá-los a ir até a locadora mais próxima, alugar esses dois filmes emocionantes e fazer uma sessão pipoca ao lado de uma pessoa especial.

Ela é morena, alta, bonita e sensual. Ela salta, ela chuta, ela bate e sabe manejar a espada como ninguém. Será que a própria Xena resolveu dar o ar da graça na GP deste mês? Talvez. Já que no Xenaverse quase tudo é possível. Elena De La Vega poderia muito bem ser uma descendente distante, ou mesmo uma reencarnação da nossa amada princesa guerreira. Se ela fosse uma descendente isso explicaria a força no sangue da família De La Vega, já que o pai de Elena era o próprio Zorro e o filho dela com Alejandro, o pequeno Joaquin De La Vega, além de lutar como gente grande, dá várias cambalhotas e piruetas ao longo do filme que nem o próprio Solan em seus sonhos mais alucinantes deve ter imaginado dar.

 

Elena De La Vega em The Mask of Zorro:

 

A história de nossa Girl Power começa de maneira muito triste. Seu pai era o fora da lei mais famoso e mais procurado de toda a Califórnia, mas por trás da máscara do Zorro, Don Diego DeLa Vegaera um senhor de terras rico e invejado, principalmente por Don Rafael Montero, um governador corrupto que era apaixonado por Esperanza De La Vega, mãe de Elena.

 

Quando Rafael descobriu que Don Diego era o Zorro, tinha em mãos a desculpa perfeita para destruir o rival e tomar tudo o que ele tinha. Mas o plano de Rafael não foi totalmente bem sucedido, pois para proteger a vida do marido, Esperanza age como escudo e morre com um tiro certeiro no coração. Rafael culpa Diego pela morte da amada e para puni-lo decide mantê-lo vivo carregando para sempre essa culpa e sabendo que Rafael ficaria com tudo o que antes lhe pertencia, incluindo sua filhinha Elena.

 

Semelhantemente a Eve, que foi levada por Octavius para Roma para ser educada e treinada, Elena foi levada por Rafael para a Espanha, onde recebeu uma educação nobre, além de aprender o manejo da espada por meio de aulas de esgrima que teve desde muito pequena. Pode-se dizer que ela foi criada como uma princesa, uma princesa guerreira latina, mas diferentemente de Eve, Elena era uma jovem com princípios, virtudes e valores familiares que sempre a mantiveram no caminho do amor, da honra e da justiça.

 

Quando Rafael Monteiro é nomeado para ocupar novamente o cargo de governador da Califórnia, Elena, já adulta, volta com ele. De volta a sua terra natal, Elena começa a desconfiar do caráter de seu pai adotivo e questiona suas verdadeiras origens. Além disso, ela começa a se envolver com dois homens: um deles é um bandido mascarado que invade sua casa e com quem ela trava um duelo de espadas nada convencional; o outro, um nobre almofadinha que visita sua casa e com quem ela dança apaixonadamente mostrando toda a sensualidade de seu sangue latino. O que Elena não podia imaginar era que o charmoso bandido mascarado e o jovem almofadinha eram a mesma pessoa: Alejandro, o novo Zorro, treinado pelo verdadeiro pai de Elena, Don Diego DeLa Vega.

 

Elena e Alejandro: Uma dança sensual.

Disfarçados respectivamente como um nobre da corte espanhola e seu criado, Alejandro e Diego se infiltram em uma festa na mansão de Don Rafael e descobrem que este pretende comprar a região da Califórnia com ouro retirado de uma mina clandestina onde prisioneiros, homens, mulheres e crianças, são explorados como escravos.

 Apesar de estar aparentemente alienada a toda a confusão a sua volta, ao longo da trama Elena começa a perceber que o pai (adotivo) dela não era exatamente a pessoa honrada que aparentava ser e começa a investigar os planos obscuros de Rafael. Ao descobrir toda a verdade, mesmo amando seu pai adotivo, Elena se une ao seu verdadeiro pai e a Alejandro, e juntos lutam para salvar os escravos prisioneiros da mina clandestina antes que esta seja destruída por uma explosão.

 

Elena e Zorro no estábulo: uma luta nada convencional!

Elena De La Vega em The Legend of Zorro:

 

Dez anos se passaram desde que Elena e Alejandro se casaram. Eles têm um filho peralta que adora provocar o professor e dar cambalhotas no meio da sala de aula para a alegria dos coleguinhas. Mas dominar essa ferinha hiperativa será o menor dos problemas dessa mamãe guerreira. O estado da Califórnia está prestes a ser integrado aos Estados Unidos da América e Elena quer apenas curtir o momento ao lado de sua família e aproveitar a nova vida como uma senhora legitimamente americana, mas Alejandro acredita que ainda existem ameaças capazes de impedir essa anexação e insiste, contra a vontade dela, a continuar lutando pelo povo como Zorro.

Em uma dessa lutas, a máscara do Zorro cai e dois agentes do governo americano descobrem a sua verdadeira identidade.

Nesse filme, Elena parece encarnar uma versão latina da espiã Sydney Bristow (GP nº. 09). Passeando por uma feira livre, ela sente que está sendo seguida e observada. Ela caminha inocentemente em direção a um beco e espera até que os sujeitos se aproximem. Elena então os surpreende com uma incrível sequência de golpes, com direito a utilizar um bastão semelhante ao de Gabrielle e aplicar golpes dignos de uma guerreira amazona. Os dois sujeitos eram na verdade dois espiões americanos. Eles descobriram a verdadeira identidade do Zorro e com esse trunfo recrutam Elena e a obrigam a espionar um certo conde francês, Armand, que acreditam estar tramando algo contra os EUA.

Elena e Zorro: Espionando o conde Armand.

Eles estavam certos: conde Armand planejava fornecer explosivos de nitroglicerina para os soldados da guerra civil americana para que o país fosse dizimado.

Elena, então, luta ao lado do marido e do filho para destruir os planos de Armand e assegurar o futuro da Califórnia como um dos estados pertencentes aos EUA.

Elena De La Vega: Pronta para a batalha!

A principal semelhança com o Xenaverse que me inspirou a escrever este artigo foram as incríveis sequências de luta de Elena. Não tem como alguém assistir a essas sequências e não se lembrar de algumas das lutas de Xena ou das guerreiras amazonas.

Assim como Xena, Elena DeLa Vegamostrou que a verdadeira força de uma guerreira está na força de seu coração. Ela luta pelo bem estar dos fracos e oprimidos, mas quando sua família é ameaçada ele mostra uma força diferente, uma força plena capaz de realizar qualquer coisa, a força do amor incondicional que só sentimos por aqueles que são parte de nós.

Elena e seu filho Joaquin: Final Feliz!

Agradeço do fundo do meu coração ao Alê por mais esta oportunidade de poder escrever em uma de suas colunas. Espero que tenham gostado do meu artigo. Fiquem a vontade para fazer comentários, criticas e sugestões. Até a próxima!

One Comment

  • Juliana

    Ah, eu adoro esses filmes! Elena e Alejandro são lindos, especialmente em Legend of Zorro. Você disse bem, ela demonstra nesse filme nao só uma força de lutadora, mas também um amor disposto a tudo. Muito bom, tanto os filmes como o post. Nem conheço muito de Xena, mas agora que encontrei esse blog vou ler a respeito. Um abraço e muito sucesso!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *