Artigos

6 - 9 minutes read[Religiões em XWP] Espiritismo e Hinduismo

Reader Mode Text to speech

Mary e Chapo

Espiritismo

Referências:

  • The Xena Scrolls
  • The Quest
  • Deja Vu All Over Again
  • Seeds of faith
  • Soul Possession

História: Ao contrário do que muitas vezes é comentado, o Espiritismo não é uma doutrina de “mesas brancas” e “mesas negras”, de “trabalhos” ou “macumbas”. Tampouco existe “terreiro espírita” ou qualquer coisa desse gênero. Muito se confunde a essência do Espiritismo com a de outras religiões como a Umbanda, mas na verdade as coisas são bem diferentes. O Espiritismo é uma doutrina religiosa, filosófica e científica, que passou a ganhar destaque no século XIX, com o fenômeno das irmãs Fox (saiba mais), e com a publicação das obras de Allan Kardec. Contudo, manifestações espíritas já aconteciam há muito tempo antes, porém, com a freqüente oposição da igreja católica, evangélica e protestante, as quais afirmavam que tudo era obra do diabo, essa Doutrina só passou a ser difundida mais amplamente após as obras kardecistas aparecerem.  Apesar disso, filósofos como Sócrates, Platão, Pitágoras e Demécrito já haviam trazido à humanidade muitos conceitos espíritas que mais tarde foram retomados na codificação de Kardec

Allan Kardec escreveu, baseado nas respostas dadas por espíritos superiores, 5 obras fundamentais, sendo elas “O Livro dos Espíritos”, “O Livro dos Médiuns”, “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, “O Céu e o Inferno” e  “A Gênese”. Tais obras são consideradas como a base da filosofia religiosa do futuro por estarem em harmonia com avanços científicos de diversas áreas, como Psicologia, Psiquiatria, Parapsicologia, Medicina, Biologia, Física, Química, etc. Apesar das severas críticas da igreja católica à Doutrina Espírita, a maior parte do conteúdo das 5 obras fundamentais tem relação direta com o Novo Testamento.

            Na história de Xena e Gabrielle, alusões a conceitos espíritas são feitas diversas vezes, da segunda temporada até a sexta. No episódio The Xena Scrolls, o espírito de Xena incorpora em Melinda Pappas, fazendo ela salvar o dia. Já no episódio The Quest, Xena comunica-se com Autólycus que faz o médium da vez, e, além disso, o mesmo incorpora o espírito da princesa guerreira. O fenômeno da incorporação é também chamado de Psicopraxia ou Psicofonia, e se dá quando um espírito se utiliza do corpo encarnado de um médium para se manifestar na dimensão dos encarnados.

Em Between The Lines, Nayima revela à Xena e Gabrielle que elas estão juntas em muitas vidas, passadas e futuras, o que traz pra série o conceito da reencarnação.

A crença na reencarnação tem suas origens nos primórdios da humanidade, passando pelas culturas primitivas, pelos filósofos gregos, pelos povos hebraicos, hindus, idade média e também evidenciada pela Doutrina Espírita. Na visão da Doutrina Espírita, o espírito passa por diversas vidas em busca da evolução, do progresso espiritual. Esse conceito é retomado em diversos episódios como The Way, Deja Vu All Over Again, Soul Possession e Seeds of Faith.

            Não falarei aqui dos episódios indianos porque eles serão abordados mais tarde, mas vamos começar por Deja Vu All Over Again. Neste episódio, Annie arrasta o namorado Harry até uma terapeuta de vidas passadas para entender os sonhos que ela tinha com Xena e então descobre que na verdade, ela era Joxer enquanto seu namorado era Xena e a terapeuta era Gabrielle.

            Em Soul Possession os três personagens atrapalhados voltam e trocam de corpo. O episódio, assim como o anterior, aborda o assunto de vidas passadas e futuras.

            Em Seeds of Faith, Callisto diz à Xena que reencarnará como filha da guerreira, para que elas possam se perdoar mutuamente. O espiritismo difunde fortemente o conceito da reencarnação ligado ao reparo de erros passados e resgate de dívidas, afirmando que somente deste modo o espírito poderá evoluir.

            Outro conceito amplamente abordado na série é o das Almas Gêmeas. Em diversos episódios é citado que Xena e Gabrielle são almas gêmeas. Alguns exemplos são Deja Vu All Over Again, Return of the Valkyrie e Friend In Need. Apesar do conceito de alma gêmea estar sempre ligado à Doutrina Espírita, em função da teoria de que tais almas seriam aquelas que percorrem diversas vidas juntas, o Espiritismo não acredita exatamente no conceito de alma gêmea que a mídia em geral prega. Para o Espiritismo não existe alma incompleta, que dependa de outra para se sentir plena. Somos individualidades, e como tais, não estamos incompletos. O que existe são espíritos afins ou espíritos simpáticos. De acordo com Kardec “A simpatia que atrai um Espírito para outro resulta da perfeita concordância de seus pendores e instintos. Se um tivesse que completar o outro, perderia a sua individualidade.”. Ou seja, espíritos com graus de evolução semelhantes têm a possibilidade de se tornarem espíritos afins e se reencontrarem em diversas vidas.

Hinduísmo

Nascido na Índia e também praticado em quase todo o planeta, o Hinduísmo é uma das religiões mais ricas e antigas da humanidade. Por volta do ano 2000 a. C. o povo Ariano invadiu parte da Europa e misturando-se ao povo que morava próximo ao Vale do Rio Indo formatou os deuses e crenças dessa religião.

Alguns dos principais deuses são Indra, senhor dos deuses, representado por um touro; Aurora, mãe de todas as criaturas, representada como uma vaca; Vata, deusa dos ventos; Marutes, das águas e rios; Rudra, da tempestade. Mas os mais importantes compõem a trindade hindu: Vishnu, Shiva e Brahma.

O Caminho

O Caminho… Desde o início da 4ª temporada já se entende que esta vai ser a direção para qual a série se voltará.

Quando rumam para Índia, além do merecido banho de loja, Gabrielle e Xena são cercadas por toda espiritualidade que emana do povo.

Mas por nos ser uma cultura distante do comum, os valores ordinários do Hinduísmo foram-nos atirados a esmo sem muita preocupação (ou tempo) em explicar toda sua profundidade.

Cada um possui o seu Caminho. Sua linha do destino tecida por vidas de existência. Não se deve desviar dele, ou viver o dos outros.

É melhor morrer seguindo seu próprio caminho do que viver seguindo o caminho de outrem

Krishna – The Way

O Caminho do amor que Eli deve seguir é o Caminho Supremo. Quando você chega ao último estágio de devoção. Não somente à humanidade, mas à Krishna, ou seja, à absolutamente tudo em todas as existências, em todos os aspectos, em todo o universo. Porque é isso que Krishna representa, TUDO.

Esta é Verdade que Eli menciona para Gabrielle, que acaba por se confundir com a idéia cristã de “dar o outro lado da cara para bater”. No entanto, há um fundo de razão considerando o fato de que os hindus têm a concepção de que renascemos sempre para evoluir até um estágio em que não seja mais necessário renascer, quando atingimos o Supremo. Por essa razão, Eli estava em sua última encarnação provavelmente. E o Amor fosse seu caminho então.

Sendo Eli um avatar,portanto uma manifestação divina, ele possui a capacidade para amar infinitamente. Ainda que carregue suas humanas limitações. Por esta razão, este não era o caminho de Gabrielle(1).

Xena possuía o Caminho da guerreira. Seu destino era lutar por justiça. Lembrando muito Arjuna, também guiado pelo próprio Krishna em um momento de dúvida se lutar e matar seria o correto.(2)

Não se deve hesitar em lutar por uma causa justa!

Krishna – The Way

Karma na série é muito simples: O que semeamos nesta vida, colhemos em nossas vidas futuras.

Mas para os Hindus, o Karma possui três etapas:

Sanchita – Karma: Resultado das ações passadas que não começaram a germinar.

Prarabda – Karma: Acumulado do passado que já produz frutos no presente.

Agami – Karma: É o destino. Aquele que semeamos agora que será incluído no Sanchita.

E o conceito de almas gêmeas não existe, entretanto há o de Karmas que se entrelaçam como as linhas dos Destinos.

Algumas menções na série:

Avatar: Manifestação física de um Deus ou Deusa.

Indrajit: Também conhecido como Meghanada. Ao matar Indra, Rei de Devas, adotou o nome de Indrajit (conquistador de Indra). Filho de Ravana(o maior entre todos os demônios)

Lanka: Sri Lanka, lugar aonde ocorreu a grande batalha de Rama e Ravana (pai de Indrajit)  nos contos Hindus.

Hannuman: É um vanara( habitante da floresta). Auxiliou Rama na batalha contra Ravana. Manifestação de Shiva.

Rama ou Ramo: Uma das encarnações de Vishnu. Matou o pai de Indrajit com ajuda do macaco Hannuman.

Kali: Deusa que se manifestou em Xena. Esposa de Shiva. Sempre mal interpretada como a Morte, por fazer o mesmo papel no hinduísmo basicamente.

1-    Ou Talvez fosse, mas Aindan, teoricamente, se alimentou da bondade de Gabrielle alguns episódios antes. Tirando-lhe a capacidade de amar completamente.

2-    Descrito no livro Bhagavad Gita que serviu de inspiração para muitos músicos e pensadores. O mais próximo dos brasileiros seria Raul Seixas em parceria com Paulo Coelho na composição de Gita, primeiro grande hit do cantor.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *