Girl Power

4 - 5 minutes readO tempo fechou na GIRL POWER! Não é só de um guarda-chuva que os vilões vão precisar para detê-la.

Reader Mode Text to speech

Por Alessandro Chmiel

[email protected]

GIRL POWER – n. 14

To atrasado, mas to aqui! Ufa! Mês de julho pra lá de corrido – e de preguiçoso, pois pra quem estuda, essas férias foram muito bem-vindas. Aqui no sul o frio tá cada dia mais intenso, uma chuvinha de vez em quando, nunca passando dos 15º C. Queria eu ter o poder de aquecer toda essa friagem. Ou apenas fazer chover quando me sentisse triste, fazer raiar o sol num passeio a dois. E queria mesmo! Afinal, desde que comecei a gostar de X-MEN, o poder dessa mutante sempre me fascinou.
Seu nome já diz tudo: Tempestade (Storm no original em inglês)! Seu nome de nascença é Ororo Munroe (Ororo, no árabe persa, significando “a grande mãe” – nos gibis, já vi relações como “a mais bela” e coisas do gênero). Meu objetivo aqui não é detalhar toda a sua trilha no mundo MARVEL, mas aqui vai uma pequena parte de suas origens.

00000000

            Órfã desde criança, Ororo perdeu os pais em um trágico acidente, quando um avião de guerra caiu sobre sua casa, restando apenas destroços, os cadáveres de N’Dare (Princesa do Quênia) e David (fotógrafo americano) Monroe, e uma pobre menina respirando sob os escombros – daí vem um de seus grandes traumas: a claustrofobia. Perdida, Ororo é resgatada por um grande ladrão que a treina na arte de roubar para sobreviver. Junto de outros órfãos, Ororo cresce sozinha e sem família. Durante a pré-adolescência, aos poucos ela vai descobrindo o poder dentro de si. Quando chora, a chuva cai do céu; quando está enfurecida, raios explodem sem aviso prévio; os ventos sempre a seguindo, por vezes levando-a consigo pelo ar.
Após um período de descobertas, Ororo parte em busca de um mundo novo, ajudando tribos da África com suas habilidades controladoras do tempo. Pouco a pouco, Ororo conquista seu espaço e decide estabelecer seu lugar em uma região que pertenceu aos seus antepassados. Lá, Ororo é considerada uma deusa da tempestade, ajudando quem precisa, até que um dia um professor chamado Charles Xavier se apresenta e explica sua condição: ela não é nenhuma deusa, e sim uma mutante, que poderá ajudar um mundo que precisa dela, ainda que possam julgá-la por ser quem é – diferente.

00000000

            Desse modo, Ororo Munroe é convocada para os X-MEN sob o título de Tempestade, e segue sua vida como uma habilidosa guerreira e uma das mais poderosas mutantes que o mundo Marvel conhece. Seus poderes são variados: além de poder voar (sonho!), ela pode controlar o tempo em todos os sentidos, mudando a temperatura atmosférica, criando trovões, ciclones, ventanias, tormentas, nevascas, neblina… Suas emoções são grandes influenciadoras de seus poderes, por isso Tempestade precisa sempre manter controle de seus sentimentos. Além das habilidades mutantes, Tempestade possui um grande porte atlético e é capaz de lutar de igual para igual contra o baixinho de garras de adamantium Wolverine.

00000000

            Tempestade participa ativamente do time de Xavier, e fora dos gibis ela já apareceu no antigo desenho animado X-MEN Animated, no popular X-MEN: Evolution (que ainda deve passar no SBT, de segunda à sexta, em qualquer horário que o Silvio achar melhor exibir), e atualmente no recém criado Wolverine and the X-MEN. Nos cinemas, a vencedora do OscarHalle Berry atuou na trilogia dos mutantes, atuação esta que rendeu muitos elogios, tirando a peruca cabulosa do primeiro filme e o fato de que até Hugh “Wolvie” Jackman ficou mais alto que Tempestade, que tem 1,80m de altura – tão alta quanto Xena! Tempestade é personagem garantida em todos os jogos lançados para videogames da turma mutante, e poder controlá-la me dá calafrios na espinha SEMPRE!

00000000

            Seu sucesso como mutante lhe rendeu a liderança de alguns times existentes na franquia, derivados de sua inteligência, sagacidade, espírito guerreiro e integridade. Ororo é uma mulher que aprendeu a duras penas a ser alguém na vida, um aspecto onde ela ganha de Xena. Acredito que a semelhança entre elas esteja mais fora de suas histórias particulares, e dentro do mundo real em termos de influências culturais, uma vez que Tempestade foi a primeira mulher negra a liderar um time de heróis na década de 1970. Sua personagem constantemente chama a atenção para o continente africano e seus sérios problemas, e sem dúvida é uma das mais populares entre os X-fãs – incluindo quem vos fala! (De fato, o X tem algo de muito forte na minha vida…).

00000000

            Agosto chegou rápido, mas podem contar com mais GIRL POWER por aí. A dica é assistirem ao filme Nunca Mais(Enough, 2002), com uma Jennifer Lopez de tirar o fôlego – e de chutar traseiros – em uma personagem que pode se chamar deforte – em muitos sentidos equivalentes a uma mulher. Fico por aqui, e espero que tenham gostado. VOTEM eCOMENTEM, e até a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *