Artigos

4 - 5 minutes readO charme das flechas em XWP

Reader Mode Text to speech

Sempre achei uma coisa muito emocionante ver flechas em cena. É sexy conferir alguém segurando com firmeza um arco, mirando no alvo, controlando o ritmo da respiração, calculando o milésimo de segundo exato para então soltar o disparo mais certeiro. O bacana é que você pode ficar de tocaia e pegar o inimigo desprevenido. Mas por mais atraente que seja testemunhar essa arma trabalhando, quero passar essa vida sem sentir na pele a dor que deve ser ter a cabeça triangular de uma flecha dentro da minha carne!

Vamos dar uma olhada nos momentos mais marcantes de FLECHAS em nosso amado seriado!

1- Chariots of War logo no início da série, no 2° episódio, Xena chega a uma aldeia que está sendo atacada por marginais e é recepcionada por arqueiros invocados. As primeiras duas flechas ela apanha sem qualquer dificuldade, mas a terceira perfura sua barriga e ela cai de Argo, ficando sob os cuidados de um bondoso camponês.

2- Hooves & Harlots Xena e Gabrielle chegam em território amazona e logo uma saraivada de flechas cai sobre a mulherada, vindos sabe-se lá Zeus de onde. Quando Terreis, a princesa da tribo, é atingida, Gabrielle prontamente se arremessa sobre a moça caída, servindo-lhe de escudo humano.

3- Death Mask – Gabrielle está inconformada com a habilidade de Xena de apanhar flechas no ar, e depois de uma investida de sorte de principiante que faz uma flecha ficar cravada em seu cajado, ela fica o episódio inteiro tentando repetir a proeza – sem sucesso.

4- The Execution – Meleager não pode deixar seu julgamento pra trás, e nada melhor que uns bons disparos de flechas pra convencê-lo a voltar. Xena se lança sobre o velho para apanhar as flechas, inclusive conseguindo capturar uma com os dentes!

5 e 6 – Maternal Instincts – em sua ira pela morte de Solan nas mãos de Esperança, Xena, com a ajuda de aldeões e centauros, cerca Callisto e deixa a vilã como um totem de flechas ambulante, toda furada!

7- One Against An Army – Gabrielle está em cima de Argo, por conta do tornozelo torcido, e toma uma flechada nas paletas. E envenenada.

8 e 9- Amphipolis Under Siege/Looking Death in the Eye – as arqueiras lésbicas da lésbica deusa Atena, lideradas pela lésbica Ilainus, perturbam a terra natal de Xena em sua missão de colocar a bebê Eva no caixão. Perseguem Xena e a barda até a beira do penhasco onde é forjada a morte de Eva e Gabrielle.

10- When Fates Collide – Xena é flechada no ombro por homens de Alti e César.

11- Motherhood – na cabana de Meg e Joxer, Xena é flechada no baixo-ventre por Artemis.

12- Motherhood – no Monte Olimpo, Artemis mira em Xena.

13- Motherhood – Xena pega no ar as flechas disparadas pela deusa da caça.

14- Motherhood – a deusa da caça cai mortinha depois que Xena arremessa contra ela suas próprias flechinhas.

15- Death Mask – Já falamos acima do episódio do feio do irmão mais velho de Xena, mas dessa vez Gabrielle tenta pegar flechas de… borracha! Ela faz amizade com uma menina de um vilarejo, e usa a criança como arqueira para treinar sua “inabilidade” de apanhar flechas voadoras.

16- A Comedy of Eros – Eros, o filho do gostoso gostoso gostoso do Cupido, some com as flechas mágicas do papai gostoso gostoso gostoso e sai por aí disparando à revelia. Por que bacantes o idiota do Joxer tinha que se meter na frente da flecha que deixaria Gabrielle caidinha por Xena? Hein, hein, hein?

17- A Solstice Carol – flechas inofensivas de desentupidor de pia? Só no episódio natalino de Xena!

18- Return of Callisto – Joxer entra escandalosamente aos gritos no covil de Callisto bem na hora em que Teodorus e os outros sugismundos vão atear fogo em Gabrielle, e toma uma flechada no ombro. Nesse momento de distração geral, Xena tem a oportunidade de apanhar com o pé seu chakram preso à cintura da barbie psicótica e se soltar da cadeira onde fora aprisionada. Palmas para o Magnífico, que, mesmo sem querer, acaba ajudando!

19- A Good Day – Temecula, o jovem habilidoso com arco e flecha, mata um homem pela primeira vez na guerra de Pompeu, César e Xena. Gabrielle chora como um bebê sobre o cadáver de Phlanagus, certamente triste por ver que o ciclo de violência nunca tem fim.

20- Them Bones, Them Bones Gabrielle precisa realizar um ritual de sangue para poder entrar no Mundo Espiritual e reaver a alma do bebê de Xena que Alti engoliu, então ela escolhe um cervo na floresta e mira nele. Linda! Um dos closes mais belos da Renée.

21- A Friend in Need II – no episódio final da saga, as flechas são as vilãs da estória, muito mais do que qualquer samurai japonês ou Yodoshi. Elas são as responsáveis pela morte de Xena, porque se não fosse por causa da dor que elas causaram a ela, talvez nossa Princesa Guerreira não tivesse caído de joelhos em batalha e não tivesse perdido a cabeça!

            Alguém aí lembra de mais algum momento bacana? Comentem!

11 Comments

  • Ruanna Modesto

    Woooooooooooow, Rob! Você devia trabalhar nos arquivos de alguma emissora de televisão. São poucos que têm essa habilidade (paciência) de parar e colecionar cenas e cenas.
    Sempre adorei essa pegada de flechas no ar. É tão sexy, “viril”, e power!

  • Ruanna Modesto

    Quem nunca sentiu a dor que Xena sentiu ao levar alguma flechada? É viver a série por completo. E ainda, em AFIN, é fatídico que todos sentiram pena e sofreram junto com nossa eterna heroína.

  • Pedro Henrique

    Eu sempre amei esse lance de segurar flechas/facas/espadas quando o inimigo desfere o golpe. Brinquei muito de lutinha durante a infância, influenciado por diversos fatores, mas Xena foi, definitivamente, o maior deles.
    Sempre quis testar isso com uma flecha: a minha habilidade de segurar uma no ar. Me sinto total Gabrielle em Death Mask.

  • Aryane Mello

    Putz, me dói ver a Xena tomando uma chuva de flechadas. Parece que é em mim, até! Imagina a dor dela, naquela hora? Não consigo suportar essa persamento por muito tempo…
    Agora, eu SEMPRE fui apaixonada por essa arma. Gostaria de sair por aí flechando alguns indivíduos. #aloka
    Seus artigos são tão bem feitos, cada detalhe é pensado e as imagens dão um tchan maravilhoso…

    Parabéns, Robzão!

  • Alê Chmiel

    Ando muito fã de JOGOS VORAZES, e terminei a trilogia ainda ontem, com a bela heroína amazona!
    Rob, teu artigo tá fantástico, impecável, a seleção das cenas então, pelos deuses! Talvez devesse aparecer a primeira cena onde Xena orienta o aldeão a retirar a flecha de seu corpo em 01×02 – aquilo é marcante demais na apresentação da coragem dessa mulher guerreira.
    E toda vez que assisto AFIN eu sinto cada flecha penetrada, chego a dar pulos pra trás. Dói demais. Xena aguentou além do que podia ou deveria.
    clap clap clap clap clap!!

  • Monique Cantuário

    1º – “20- Them Bones, Them Bones – Gabrielle precisa realizar um ritual de sangue para poder entrar no Mundo Espiritual e reaver a alma do bebê de Xena que Alti engoliu, então ela escolhe um cervo na floresta e mira nele. Linda! Um dos closes mais belos da Renée.”

    Concordo plenamente, esse é um dos MAIS BELOS CLOSES da Renee, pois destaca maravilhosamente bem o lindo “verde” dos olhos da nossa eterna barda!

    2º – “10- When Fates Collide – Xena é flechada no ombro por homens de Alti e César.”
    Nessa cena quando a Xena “toma” essa flechada é de cortar o coração, da uma vontade de entrar de qualquer jeito na “televisão” e ajuda-la ou pelo menos tentar minimizar a dor que ela sente. Mas venhamos e convenhamos, no AFIN, quando ela “toma” aquela enchurrada de flechadas é muito emocionante, pois até mesmo toda machucada ela não se dar por vencida. Luta até as ultimas forças e isso eu admiro bastante na nossa princesa guerreira.

  • Di Fiori

    As flechas, tudo culpa delas!!! Um dos engenhos mais antigos e eficazes da armaria de guerra, que levou de nós Xena! Isso é tão poético, triste, épico…

  • ABarda

    Xena sendo alvejada por flechas é extremamente doloroso pra qualquer xenite. Eu lembro que na primeira vez que vi AFIN, eu precisei parar o vídeo porque eu chorava sem parar depois que ela foi atingida por todas aquelas flechas japonesas…
    E a Gabrielle em One Against An Army, nossa, também é doloroso. Não exatamente a cena dela sendo atingida, mas todo o sofrimento dela (e da Xena) por causa do veneno.
    Ótimo artigo, Rob. A seleção das cenas foi muito boa.

  • leo

    A xena pegando a flecha com a boca é impagavel….mas o meu preferido foi no ultimo episodio, onde a xena vira uma peneira de tao furada q fica, quando vi pela 1a vez doeu em mim tambem,mas a cabeça decepada foi pior….

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *