Artigos

3 - 4 minutes readDiante da fogueira

Reader Mode Text to speech

Ao longo das seis temporadas de XWP, fomos presenteados com belíssimas cenas, mas não única e exclusivamente por conta das locações da Nova Zelândia. As cenas mais lindas, na humilde opinião deste veterano xenite que vos fala, aconteciam em volta de uma fogueira. Momentos de reflexão das personagens tinham uma fogueira não como plano de fundo, mas DIANTE delas. 

Cenas onde tornava-se impossível conter as lágrimas, tanto para as personagens, como também para nós mesmos, xenites sensíveis e apaixonados. Uma fogueira crepitando suas brasas no meio de uma floresta densa e escura, tão sombria quanto o estado de espírito daqueles que se aqueciam em volta das labaredas luminosas. Era em cenas assim que víamos com maior clareza a riqueza do roteiro de XWP e também da atuação de Lucy e Renée. 

Vamos acompanhar agora alguns dos momentos mais bonit

os da série, onde a fogueira era cúmplice da tristeza de nossas amadas Xena e Gabrielle.

 EPISÓDIO: Callisto

O MOTIVO DAS LÁGRIMAS: Xena conta para Gaby como foi que a família de Callisto virou churrasco em Cirra, nos tempos onde a Evil Xena buscava ser reconhecida como a Destruidora de Nações. Foi a única vez em que o exército de Xena foi responsável pela morte de mulheres e crianças. Xena chora enquanto contempla as chamas de seu passado, e uma lágrima desce firme por sua face. Gabrielle também se emociona, fazendo com que Xena prometa que a boa Princesa Guerreira não se transformará num monstro caso algo aconteça à sua barda.

EPISÓDIO: Return of Callisto

O MOTIVO DAS LÁGRIMAS: garanto que nenhum xenite chorou porque Callisto meteu a espada no feio e mala do Pérdicas, mas é um desafio não se emocionar sempre que Gabrielle chora, não é? Na cena da pira funerária de Pérdicas podemos ver que Gabrielle acabara de sofrer o baque definitivo que faria com que ela deixasse de ser aquela menina ingênua que acreditava até então que o branco da paz tinha poder diante do vermelho da violência, e se essa metamorfose não é triste, não sei mais o que pode ser…

EPISÓDIO: Sacrifice II

O MOTIVO DAS LÁGRIMAS: essa cena é triste não somente porque Callisto fala, olhando para as estrelas, que aquele provavelmente é o último luar que elas estão testemunhando, mas porque as linhas de diálogo mais radicais entre ela e Xena foram removidas do episódio. Nos extras, podemos assistir o momento onde Callisto revela que quando escutou os gritos de dor de Xena que acabara de encontrar Solan morto, ela não sentiu nada, apenas uma solidão, porque toda a alegria de vida que ela possuíra havia se esvaído na noite em que Xena matou sua família. E, pra completar, Callisto ainda diz que irá sentir saudade das conversinhas diante de fogueiras que tinha com Xena!

EPISÓDIO: Adventures in the Sin Trade parte 1

O MOTIVO DAS LÁGRIMAS: Xena chora pela “morte” de Gabrielle no poço de lava, e por não ser capaz de encontrar seu espírito. Doente de tristeza, Xena realiza rituais macabros para tentar contactar sua amada na terra das amazonas mortas.

EPISÓDIO: Past Imperfect

O MOTIVO DAS LÁGRIMAS: Xena se entristece quando constata que seu passado ainda tem poder de não apenas assombrá-la, mas como também feri-la, como foi o caso da serva Satrina.

EPISÓDIO: The Way

O MOTIVO DAS LÁGRIMAS: Agora que teve provas vivas de que numa vida futura será Arminestra, a Mãe da Paz, Xena acha que não pode mais continuar trilhando o Caminho do Guerreiro no atual momento presente. E essa crise de identidade não é fácil para ninguém enfrentar.

Hora de secarmos nossos lenços, amigos. Até a próxima.

5 Comments

  • Aryane Mello

    Quem eh o dono dos melhores artigos da RX? Robson Cardoso dos Santos, minha gente!
    É isso aê, sem sombra de dúvidas, tu és o cara desta Revista que vive renascendo das cinzas para nos alegrar todos os meses.
    E que artigão…
    Minha cena preferida é a de “Callisto”, onde a Xena mostra à Gabrielle, pela primeira vez, o medo de enfrentar seu passado obscuro. Eh nesse momento que as duas finalmente estabelecem uma relação de via dupla. Ambas se entregando de corpo e alma a amizade que vai seguir por além da morte.
    É muita perfeição pra uma série só…

  • Chapo

    ai eu chorei meia lágrima pela dor da gabby perder o pérdicas…

    e acredito q qndo o exercito de Xena incendiou Cirra ela ja não buscava mais o titulo de destruidora de nações. Mesmo pq Ares tava ali na cola dela e Alti sumiu lá na época da gravidez do Solan.

  • Ruanna Modesto

    Excelentes cenas e diálogos! Aquele momento que a série toma rumo de complacência tornando-se completamente séria e fantástica! Essa cenas fizeram-nos refletir muitas coisas!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *