Artigos

5 - 7 minutes readDez passos para convencer alguém a gostar de Xena.

Reader Mode Text to speech

                                                                  Por Aryane Mello

 

Depois dessa, ninguém escapa!

 Nunca comece falando sobre os efeitos especiais. Não iluda um futuro Xenite – com sorte, um futuro subber – sobre essa parte. É melhor evitar! Se alguém quiser efeitos mais atuais, que assista Hérc… Digo, que assista Senhor dos Anéis ou Matrix. Aliás, Xena se sairia muito bem em Matrix… Acho até que ela pegaria o Neo. Bye, bye Trinity. Oh my God , isso foi shipper!
Voltando ao assunto…

 Conte sobre o começo de vida da nossa heroína. Uma pobre camponesa que foi devastada familiarmente por um warlord. [Explique o que é um warlord. Eu fiquei meses pra descobrir.]

Inclua um drama absolutamente melancólico… Diga que ela perdeu o pai, os irmãos…

 Coloque um pouco de ação na história! Desabafe, diga logo que Xena tornou-se uma guerreira sanguinária faminta por morte! Mas releve, aponte que era só pra proteger Amphípolis e, de quebra, pegar o Deus da Guerra e metade do elenco… 
Mas não conte spoilers! Nada de falar sobre César e coisa parecida! Nem da Alti-vaca-maldita-cobra-BITCH pode! Diga algo sobre o Chakram e deixe claro que ele volta nas mãos de Xena. E se realçarem “Mas isso é impossível!” Bem, mude de assunto e volte aos 10 passos mais tarde… OBS: pule o passo três quando retornar.

 

 Antes desse passo, descubra se a pessoa gosta de história, filosofia, sociologia… Enfim! Não gosta? Continue mesmo assim. Mitologia… Ahhhh os Deuses! Diga o nome de cada um que aparece na série e seus poderes [deixa pra lá os efeitos, hein?]. Aborde mais coisas sobre Ares e o tamanho da sua espada… Afrodite e seu gostoso, digo, seu esbelto corpo naquele lingerie… [Nada de dizer que os Deuses não valem nada, não possuem palavra alguma e não fazem bem à humanidade! Essas coisas se descobrem com o tempo… ].

 

 Xena.

Ta, ela ficou em quinto porque é preciso toda uma preparação. 

Além de pegar todo mundo [até o produtor], Xena é MARA!
Talvez essa seja a definição mais realística que eu consigo encontrar [e atual…]. Ela faz coisas impossíveis, então, vamos dizer aos nossos “quase encantados novos Xenites” só as possíveis. Só pra não ter que parar e pular os passos novamente.
“Mas, Ary, quais coisas???” O couro, os olhos azuis, o sorriso, a voz… Eu, particularmente, não precisei de muita coisa além disso. Façam as pessoas não precisarem! E não estamos falando de Lucy Lawless, hein? [Isso daria um ótimo passo 8… ] Afinal, Xena não precisa de muita coisa pra encantar. Sua inteligência, sua perspicácia, as pernas… Opa! Vamos nos focar…

 

 Gabrielle.

Ops! Pensei que só esse nome já dizia tudo. Já que pros bem entendidos, meia palavra basta… Mas, vamos aos desentendidos! Até porque, os perdidos no mundo afora não conhecem nossa Barda! E, por Zeus! Como eles conseguem desconhecer algo tão… Loiro, tagarela e bom de cajado? [E de sais… E em sentar em sabonetes, diga-se de passagem]. Deixem claro que ela não é só mais uma ajudantezinha de quinta! Até porque, se algum filho de bacante chamar a cachos de ouro da Xena de ajudante, o Chakram vai pegar!

 

Mas no fundo, acho que a explicação pra Gabrielle está dentro de cada um de nós. Então, cada um pode expor à vontade sua opinião sobre a loirinha! Eu deixo.

 Família Xenite! Aposto que esse argumento já é usado por quase todo mundo. O que seria de Xena, sem nós, Xenites? Loucos, doentes, animados, fascinados… Tem até alguns psicopatas Fakes no meio. Toda aquela animação diária… Tópicos FIGHT pra dar uma levantada no astral… Mas atenção! Nada de mandar o Chat da UX logo de cara pro indivíduo. Não queremos assustá-los com os papos bizarros que aparecem por lá, queremos? Depois de um ano de Fandom, ele pode participar. Antes disso, sem becos e moitas [e Varas…] da UX pra ele. 
Estamos combinados?

 Lucy Lawless e Renee O’ Connor + Lawlers e Rockers

Essa é uma das melhores partes!
E posso até afirmar que é um dos passos mais incríveis [e atraentes]!
Lucy! Já posso ouvir os suspiros dos Lawlers…
Renée… Okay Rockers, eu ouvi vocês arrepiarem também.
Nem tenho muito que dizer. Faltam-me palavras nesse passo… 
Mostre tudo o que elas representam pra você! Essa forma contagiante de nos atrair até hoje para as Xena Con’s. Fala sério, são mínimas as séries que conseguem público pra uma convenção com anos após seu término! Elas conseguem isso! Elas tiveram o poder de envolver tanto as personagens nessa busca, que nossos olhos brilham até hoje…
Ai, ai…
Certo, preciso parar de suspirar pro próximo passo.

 

 Shippers x Subbers.

Deixando claro que esse passo é quase o último pelo excesso de Xenites na enfermaria da UX por causa desse tema nebuloso. 
Depois de alguns anos de paixão por Xena, talvez [talvez!!!] vocês podem mostrar aos nossos queridos persuadidos essa etapa… medonha. 
Deixando de lado as outras formas de defesa mais pacíficas [os maintexters, bitexters e horsetexters], seja cauteloso ao expor tal baixaria, digo, paixonite aguda.
Explique que certos fãs não são muito controlados e bons da cabeça; que talvez faltem alguns miolos ou seja mesmo excesso de parafusos. Mas deixe claro que eles precisam se encaixar em algum grupo. E que vá com Zeus! 
Um detalhe importante: não force-o a não exibir seu fanatismo por subtexto ou por romances shippers. Definitivamente, não adianta. Subbers e Shippers foram feitos para duelarem e não há Eli que mude isso!

10º O passo mais importante de todos! Se o indivíduo for gay, peça para um Subber convencê-lo a ver o seriado. Agora, se ele for hétero, um shipper pode fazer o trabalho! Caso ele seja fazendeiro ou coisa assim, aconselho um horsetexter.

A Princesa Guerreira definitivamente não é pra qualquer um! Que isso fique claro! Tem que se escolher bem alguém pra compartilhar tamanha paixão, e por que não dizer, devoção. Não é todo mundo que sente aquela chama dentro do peito e até uma tremedeira ao ver um simples episódio. Sentimos falta do seriado! Sentimos saudade de Xena! Precisamos ver, precisamos conversar sobre ele, precisamos discutir pontos em comum ou não com outros fãs…
Nós, Xenites, somos incompletos sem Xena. É como alguém já disse… “Somos escolhidos.” Eu acredito fielmente nisso. E sentimos uma necessidade de espalhar ao mundo nosso amor! É incrível! Já perceberam que praticamente todos os fãs são assim? Extrovertidos no seu gosto por Xena? Gritam ao mundo que gostam, veneram, são apaixonados? E o melhor de tudo, quer trazer mais e mais gente pra esse mundo nosso, o mundo dos Deuses antigos!
E como já foi dito, é necessário lapidar, é preciso encorajar na medida certa, tocar nos pontos sensíveis da série pra poder compartilhar com mais alguém! 
Costumo pensar que Xena é um seriado sensível. Ninguém rude consegue enxergar a fantasia Xenítica. 
Somos especiais. Somos Xenites!

E tragam mais pessoas pra esse universo!

Uma frase convincente?

“Deixe Xena balançar seu mundo!”

Com subtextos, claro.

2 Comments

  • Flavia Cris

    Ótimo texto como sempre. mas esqueceram de focar nas maravilhosas vilãs também: Callisto, Esperança e Alti. Elas são demais! Eu particularmente posso dizer que todos estes passos são importantíssimos e que assisto Xena por todos os motivos já mencionados e especialmente pela qualidade do elenco tão subestimado. São todos atores super talentosos, que fizeram história com seus personagens e que por preconceito, ou sei lá, não lhes devemos o devido respeito. Lucy e René são perfeitas bem como o restante do elenco. Há muita veracidade em cada interpretação. De mais, é um seriado mítico sim, mesmo que alguns debochem, sejam insensíveis. Xenaforever!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *