Artigos

5 - 7 minutes readA roupa de grávida de Xena – luxo ou lixo?

Reader Mode Text to speech

Poucos xenites comentam sobre a roupa de Xena do início da 5a temporada. Quase ninguém se pronuncia sobre o traje que Lucy foi obrigada a usar por conta de sua barriga em princípio de gestação, fator que trazia complicações para o roteiro da série, uma vez que Xena não fazia sexo, não com homens, pelo menos, já que somente com um ela seria capaz de fazer brotar aquela pança. Mas vamos analisar melhor esse detalhe do traje da Xena Season Five raramente trazido para rodas de conversas xenites.

Lucy usou essa roupa durante 11 episódios da 5a temporada, sendo que sua primeira aparição aconteceu em 5×03 – Succession. Detalhe: neste episódio, nem nós, nem Xena – nem Gabrielle, principalmente – tínhamos ainda conhecimento de que se formava um bebê na barriga da Princesa Guerreira. No Season Premiere da 5a temporada, Xena aparece somente como anjo/arcanjo, então um belo par de asas compõe seu figurino. No episódio seguinte, “Chakram”, ela entra em cena usando um leve vestido vermelho escolhido por Gabrielle numa feira, já que ela precisava de roupas após ser retirada da cruz, onde fora pregada usando apenas uma túnica branca – romanos devem ter guardado a clássica armadura de Xena como um troféu. A roupa nova de Xena tem sua estreia no terceiro episódio, quando ela chega no pátio do templo de Ares para enfrentar Mavican.

 

Para os xenites mais conservadores, Lucy parecia horrenda ostentando aquele visual tão poluído. Nossa velha e tão bem conhecida armadura de couro de tom ora preto ora marrom não estava mais lá. Em seu lugar, agora se apresentava uma vestimenta de couro azul-marinho, com tiras compridas descendo tanto pela frente quanto pelas costas do busto de aço. E por falar em busto, os desenhos em nada lembravam o tradicional “top” que Xena usou desde “Sins of the Past”. Os braceletes de Xena possuíam um desenho similar ao naipe de copas, e os protetores de antebraço exibiam um babadinho de couro preto, num estilo que combinou bastante com a temática country do episódio seguinte, “Animal Attraction”.  E pinos, muitos pinos onde pudessem ser cravados pinos.

Usando calças bem coladinhas enfiadas dentro de botas bem menos artesanais do que as das quatro primeiras temporadas, Lucy por vezes parecia desajeitada em cena, devido à dificuldade de se locomover tão característica das gestantes. Como vários dos episódios dessa temporada se passam em terras frias, Lucy trajava também um sobretudo de veludo azulão, com reforço de lã nos ombros para melhor aquecer. As tiras azuis da barriga no início eram cobertas por uma meia-capa também de couro, com amarras no meio, para encobrir o volume da barriga. Depois que o quarto episódio revelou a misteriosa gravidez, Xena aparecia com apenas um tecido de algodão com detalhes que muito lembram folhas indo até a metade das coxas.

 

Os roteiristas demonstraram piedade por Lucy, e pouparam-na da fadiga de modo que Xena fosse colocada fora de cena em várias ocasiões. Acompanhe quais foram os malabarismos de improviso que tiraram LL de filmagens que pudessem lhe causar demasiado cansaço:

 

5×03 – Succession – Ares manda Xena e Gabrielle para uma dimensão onde durante o dia Xena ficava numa selva, enquanto Gabrielle permanecia presa num salão escuro onde tudo que se podia fazer era assistir as tentativas da amiga para derrotar Mavican. Quando anoitecia, era a vez de Gabrielle ir para o matagal e Xena virar espectadora de sua barda. Em alguns momentos deste episódio, em especial os do salão escuro, fica muito na cara que é Zoe Bell quem está em cena, de costas, por causa da silhueta magrinha e do cabelo menos volumoso. E eu sempre achei engraçado que LL não tenha filmado estas cenas tão simples, que não necessitavam de qualquer esforço físico da parte dela. E o episódio já começa com uma luta em OFF: uma imagem qualquer de um local vazio e nós apenas escutamos sons de luta, gritos de homens apanhando e voando longe, e Xena e Gabrielle discutindo para decidirem quem batia em mais caras e quem batia em menos, ou seja, não estava havendo ação NENHUMA para além das câmeras, porque LL não podia se esforçar e Zoe devia ter ido tomar um suco ou beijar alguma menina, então fizeram esse improviso cretino pra ilustrar o que o roteirista escreveu.

5×04 – Animal Attraction – Talia, a velha amiga de Xena, exige que a Princesa Guerreira deixe o “bang bang” por conta dela. É claro que Xena não consegue ficar totalmente de fora da pancadaria, e põe o chakram para voar.

5×05 – Them Bones, Them Bones – Tá certo que quando se trata de Alti, pensamos em lutas no Plano Espiritual, onde não se usa golpes de carne e osso, mas na luta mais risível de toda a série, Xena e Alti lutam em forma de… OSSOS! É isso mesmo: para salvar a alma de seu bebê, que Alti engoliu, Xena enfrenta sua maior inimiga do passado na forma de esqueleto! O extremo da criatividade bizarra dos roteiristas para darem um descanso para a Lucy!

5×06 – Purity e 5×07 – Back in the Bottle – Xena, Gabrielle e Joxer estão na China, então esta é a oportunidade perfeita para Lucy abraçar a moda local, com seda beeem largona e confortável. Se Xena luta nestes dois episódios? Olha, o chakram faz boa parte do serviço, e Xena, que finalmente conseguira “tocar” a quietude interior da qual falava Lao Ma, administra perfeitamente poderes mentais para enfrentar a vilã Pao Ssu em duelos no melhor estilo Dragon Ball Z. Assim sendo, Xena só usa as mãos para expelir energia, nada muito cansativo para a atriz.

5×08 – Little Problems – Afrodite tenta ajudar mais uma vez e, sem querer, coloca a energia vital de Xena no corpo de Daphne, uma menininha que, por razões desconhecidas, não acorda de jeito nenhum. Então Xena desfila pelo episódio no corpo de uma aparentemente garota indefesa. Desse modo, até Zoe ganhou uma folga, porque toda a pancadaria fica por conta da criança.

5×09 – Seeds of Faith – Xena luta numa ponte neste episódio e dá uns sopapos em Ares, com golpes de coreografia mais moderada. A carga de drama desse episódio exigiu mais de Lucy do que qualquer exercício físico poderia tê-lo feito.

5×10 – Lyre, Lyre, Hearts on Fire – Terapêutico para uma grávida dançar e cantar! Xena arrasa neste musical comemorativo!

5×11 – Punch Lines – Xena tem que estar em mais lutas, já que os fãs estão reclamando? Então coloquemos a Princesa Guerreira numa guerra de tortas na cara!

5×12 – God Fearing Child – Xena está quase em trabalho de parto, mas segue lutando contra os Proxídacas, os soldados de Zeus.

5×13 – Eternal Bonds – Xena já anda com Eva em seus braços, mas ainda usa a roupa azulada enquanto enfrenta “três reis magos” fajutos e três exércitos divinos.

Depois dessa saga toda, Xena retorna com seu uniforme famoso em “Amphipolis Under Siege”, numa entrada triunfal. Como ela recuperou seu figurino antigo? Somente teorias, porque jamais saberemos se Eli, Amarice e Joxer deram um jeito de roubá-lo de Roma, mas, se assim tivesse mesmo sido, por que não o entregaram à Xena antes? Porque ela estava acima do peso e não caberia na cintura daquele couro? É, ressuscitar dos mortos deve somar uns quilinhos…

E a opinião de vocês sobre a roupa de Xena? Tosca ou digna?

17 Comments

  • Ruanna Modesto

    Sempre achei um charme e de uma total elegância o traje da 5a temporada! Xena ficou mais séria, mais mulher e mais tudo!
    De fato, nunca ninguém falou ou comentou sobre os modelitos de XWP. Parabéns pelo texto.

  • Carol Mello

    Eu gostei da roupa dela nesses episódios na 5ª temporada, ainda mais quando ela luta com Alti. Mas a enrolação para poupar os esforços da nossa querida Lucy foram toscas, não? haha É bom mudar um pouco, mas nada é tão bonito quanto o clássico.

  • Alê Chmiel

    Eu ainda tenho a 5ª temporada como minha favorita, e a troca de roupas é um dos fatores também.
    De fato, é engraçado nunca ter visto algum comentário sobre a roupa diferente dela, apesar de eu sempre ter achado um máximo esse azulão. Para mim, luxo total!
    Acho que os “jeitinhos” dos roteiristas foi algo louvável – imaginem 1 ano sem XWP pra atriz se recuperar? Ou episódios onde ela nem mesmo desse as caras? E mesmo grávida, LL arrebenta em God Fearing Child.
    G: – Está pronta, Xena?
    X: – Mais pronta do que nunca!
    Quem não AMA essa parte?

    Parabéns, adorei, Rob! (e quando que eu não gosto de algo que tu escreve?)

  • Pedro Henrique

    Eu sempre reparei nesse lance da roupa.
    Eu gosto dessa nova roupa, mas eu acho que não é sempre que ela cai bem. No Sucession, por exemplo, acho que a roupa fica ruim, porque a Lucy não está tão ‘gordinha’ quanto posteriormente. Dá a sensação de que ela está com roupa demais, sem motivo.
    Já nos episódios posteriores, onde ela usa esse sobretudo enorme, acho que fica bem melhor! 🙂

  • Aryane Mello

    Vamos combinar que a Xena é linda até vestida de mendiga, neh? Não precisa muito pra ficarmos babando na frente da telinha. LL dá um show, não só de interpretação, mais de luxúria, de tesão, etc… É um dos motivos pelo qual eu assisto Xena, confesso. A beleza das principais. é um show à parte.
    A nova roupa eh legal, eles inseriram o couro pra personagem não perder aquela essência “courina”, mas eu ainda prefiro a Xena com o couro e armadura basiquéte. E como o Ph disse, com sobretudo fica muito melhor, ela fica DIVINA!

  • Monique Cantuário

    Aryane… nunca foram ditas tão sábias palavras. Também prefiro a roupa de couro e armadura tão caracteristica da Xena. E com o sobretudo, tenho que concordar. Ficou tudo de bom. A Lucy ficou maravilhosamente “estonteante”…

  • Titus

    Me lembro que há uns anos eu ficava no site do Ausxip vendo os promos dos eps, antes de conhecer as Seasons 5 e 6, e cara, eu me lembro de como eu vomitei arco-íris vendo o de “Succession”, foi pela roupa mesmo! Deu uma cara totalmente nova pro ep eu achei, aí depois acostumei, mas assim, acho linda essa roupa de grávida dela! Mas realmente, nunca tinha pensado nessa falha de a Xena mudar de guarda-roupa antes de saber que tava grávida, acho que ela sentiu necessidade de inovar, por acaso -q
    Adorei Rob, me fez lembrar de como era awesome ver os promos *-* (pena que tão fora do ar agora…)

  • Luiz Carlos

    Belo aspecto,Rob! Ngila fez um otimo trabalho,melhor lembrança que tenho é de ‘Adventures Sade 1 e 2’.Agora quero tambem parabenizar,o trabalho da Jane H.! Sao tantos admiraveis que ela manteve o nivel como acho que potencializou,este lado.Xena Demon,Call Demon,As armaduras de Xena e Eve romanas,amazonas,Valquirias,…etc.Sao dignos de aplausos!

  • Xeila

    Eu gosto muito dessa roupa de grávida e considero bons truques pra encobrir o barrigão, acho q ela ficou mais sensual, assim como o sobretudo de couro de Gabriele q tb ficou lindo c o cabelo curtinho. Lembro q a primeira vez q assisti a série em sequência eu levei uma semana pra concluir e eu não fiz qq associação da gravidez de Lucy com essas roupas ou até mesmo com a ausência dela em alguns episódios, só fui me ligar mesmo qd assisti pela 2a. vez… Enfim, achei fantásticas. Obrigada por nos lembrar desses detalhes!

  • Mary Anne

    É ótimo ver uma variação nos figurinos, e a roupa dessa temporada não desapontou, ainda que obviamente a original seja melhor. Também gostei da variação nas roupas da Gabrielle…chega de top verde né!

    Parabéns pelo artigo Rob, muito observador!

  • Di Fiori

    Sem dúvida os roteiristas e figurinistas trabalharam bem, foi a melhor estratégia e, como a própria Xena é, a cada dificuldade a série se inovava e ficava até melhor! Mas eu sou saudosista das roupitchas dos primeiros anos, tbém… Gosto dos dois!

  • ABarda

    Eu acho estranha essa roupa de grávida da Xena, mas, mesmo assim, combina com ela no momento da série.
    E eu adoro Little Problems. Eu acho aquela atriz mirim super fofa (e ela ficou lindíssima depois que cresceu…)

  • Chapo

    acho então q sou a unica q não curte MESMO essa roupa de prenha
    Tipo, ela só descobre DEPOIS q tava grávida. Ou seja, Xena (não Lucy) trocou VOLUNTARIAMENTE de roupa deixando o velho couro pra lá.
    Não foi pq estava grávida, só pq estava “meio barrigudinha”
    Entre tantas escolhas ela me pega uma roupa esconde banha, com um leg horrivel dentro de uma bota da 25 de março com uma blusa da cortina da mãe dela.
    Sou uma hater who hated!!

  • leo

    Eu amo a roupa da 5a temporada, acho linda. Realmente, a 5a temporada teve tudo isso, razão por n ser uma de minhas preferidas.Eles viviam sumindo com a xena, ela n lutava e vivia encarnando em outro corpo.
    Mas acho q a 6a compensa, é maravilhosa e cheia de ação. Amei as fotos.

  • Giulia Listo

    Eu gosto da roupa de grávida dela sim. Acho sexy a calça colada, os pinos e aquelas pseudo-luvas de couro. A única coisa que não gosto é a lã no casaco. Acho que não combina, visualmente falando. Mas no contexto, ela é necessária, pois estão num ambiente gelado.
    Mas claro que gosto da roupa porque gosto de couro, gosto de roupas nesse estilo. Agora se for pensar “bem, ela é uma guerreira da grécia antiga” e toda a ambientação, aí a coisa muda, porque a roupa é bem fora de época com aquele monte de ilhós certinho e aquele tom de azul no couro.
    Só que Xena nunca levou prêmios de contextualização. Então, gosto sim. LL fica linda naquela roupa (y)

  • Tai

    Confesso-lhe que nunca havia reparado em tantos detalhes.Hehehehe,talvez se não tivesse lido seu artigo continuaria sem perceber. Mas sabe, é aquela coisa de que a mulher fica ainda mais linda quando está grávida (faz e não faz sentido), então, para mim, ela estava sempre super *-*.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *