Artigos

2 minutes readA Opala do Mar

Reader Mode Text to speech

Poucas pessoas sabem, ou sequer se deram conta de como o Chakram da Xena é fantástico. Entre seus inúmeros traços de medidas certas, square e jaggeds que só muita habilidade na ponta do lápis nos permite desenhar sem assitencia de réguas e medidores, existe a pedra de Paua. 

A pedra de Paua é uma espécia de abalone encontrada na Nova Zelândia. O molusco que a carrega transforma açúcares,proteínas, cálcio, nutrientes e calor em uma obra prima divina repleta de cores e nuances.  Do azul ao verde com toques suaves de rosa e vermelho. Não ha maravilha igual.

 

 

Os moluscos moradores de tais conchas são verdadeiras iguarias entre os orientais. A indústria do abalone virou uma máquina de fazer dinheiro. Suas conchas raras e sua carne suculenta são fonte de renda para muitas famílias Neozelandensas. As tribos Maori também encontravam sustento em sua carne e parte de sua cultura de jóias e adornos vinha desse molusco. 
Hoje a ciência tenta driblar a natureza tentando pelo método de fabricação de pérolas (introduzindo um grão de areia na concha fazendo ela tratar como um corpo estranho e envolvendo o grão com o material de sua concha para que possa ser expelido em forma de pérola) os moluscos tem sido criados em piscinas com ambientes artificiais e temperatura controlada. Mas com o desaparecimento da espécie existem leis que estão entrando em vigor para o controle e não desaparecimento de mais um animal que está sendo devorado pelo predador chamado ganância humana.

 

Fatiado e servido com limão. Também muito servido como sushi em Hong Kong

 

E agora que você ja sabe um pouquinho mais sobre pedra de Paua, por favor NÃO FAÇA como este cidadão que comprou pelo E-bay e recebeu em casa uma peça falsa achando que era real. Percebam a diferença:

Com pedra de Paua que são sempre coloridas

 

E pedra de MADREPÉROLA que é completamente diferente

 

Além do fato de a peça não ser afiada. Mas isso é assunto pras próximas matérias.

3 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *